Publicada “Fratelli tutti”, a Encíclica social do Papa Francisco

Fraternidade e amizade social são os caminhos indicados pelo Pontífice para construir um mundo melhor, mais justo e pacífico, com o compromisso de todos: pessoas e instituições.

Imagem


No domingo (04/10), memória litúrgica de São Francisco de Assis, Papa Francisco lançou a nova encíclica "Fratelli Tutti" (Todos somos irmãos), fezendo nascer, na mesma pequenina cidade de Assis, na Itália, um novo caminho para a fraternidade cristã.

A encíclica pretende responder à seguinte questão: "Quais são os grandes ideais mas também os caminhos concretos para aqueles que querem construir um mundo mais justo e fraterno nas suas relações quotidianas, na vida social, na política e nas instituições?". O documento, tratado pelo próprio Papa como "encíclica social", tem como pano de fundo as "admoestações" que São Francisco de Assis dirigia aos seus irmãos de comunidade, de forma a incentivar a vivência dos valores do Evangelho.

Tendo como pano de fundo a pandemia da Covid-19, que, conforme revela Francisco, "irrompeu de forma inesperada quando eu estava escrevendo esta carta", a "Fratelli Tutti" quer mostrar que "ninguém se salva sozinho" e que chegou realmente o momento de "sonhar como uma única humanidade", na qual somos "todos irmãos".

Em 8 capítulos, o Pontífice destaca quais os pontos essenciais para que a fraternidade entre os povos possa, enfim, ser restaurada, segundo os valores do Santo Evangelho. 

Confira a encíclica na integra e junte-se ao Papa nesta luta pela paz, respeito e unidade:

 

Fonte: Portal A12

Aggiorna le preferenze sui cookie