Ao longo de seu pontificado, o Papa Francisco foi sinal de esperança, humildade e amor misericordioso para toda a Igreja. Com seu olhar atento aos pobres, seu apelo constante à paz e à fraternidade, e sua vida enraizada no Evangelho, ele nos ensinava, por meio de palavras e gestos concretos, que o amor é a essência da vida cristã — um amor que se traduz em serviço, compaixão e presença junto aos que mais sofrem.
Um Pontificado de Proximidade e Ternura
Desde sua eleição, em 13 de março de 2013, Papa Francisco nos conquistou com sua simplicidade e proximidade. Ele nos ensinou que a ternura é uma força transformadora e que o Evangelho deve ser vivido com alegria e coerência. Seu exemplo nos inspirou a ser uma Igreja em saída, missionária, sensível às dores do mundo e comprometida com a justiça e a paz.
Encontros com as Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus
Ao longo dos anos, tivemos a graça de momentos especiais com o Santo Padre, que marcaram a história da nossa Congregação:
As palavras do Santo Padre sempre nos impulsionaram a refletir sobre como estamos vivendo a dimensão da reparação, que é própria da espiritualidade do Coração de Jesus e do nosso Carisma, vivida profundamente por Madre Clélia em sua vida de Apóstola. Ao refletir sobre os ensinamentos do pontificado do Papa Francisco, percebemos que o magistério de Papa Francisco foi um dom para a Igreja e muito importante para nós Apóstolas, pois nos faz entrar em profundidade na dimensão da reparação. Destacando de modo particular a sua exortação Evangelii Gaudium, que de forma clara nos fala dos vários tipos de pobrezas da humanidade; e a encíclica Laudato si', que nos chama a reparar o mal causado ao meio ambiente. ”
Uma Igreja com o Coração de Cristo
Sempre Papa Francisco demonstrou grande apreço pela espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus. Em 2024, ele publicou a encíclica Dilexit nos (Amou-nos), dedicada ao amor humano e divino do Coração de Jesus. Nessa encíclica, o Papa convida os fiéis a renovar sua devoção autêntica, lembrando que no Coração de Cristo “encontramos todo o Evangelho” e que “finalmente nos reconhecemos e aprendemos a amar”. Essas palavras reforçam a importância da espiritualidade que é central no carisma das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, fortalecendo ainda mais nossa missão.
Com gratidão, reconhecemos que Papa Francisco foi um verdadeiro Apóstolo do Coração de Jesus: acolhedor, próximo, orante e comprometido com os mais frágeis. Ele nos inspirou a viver com autenticidade o nosso carisma, colocando o Coração de Jesus no centro de nossas vidas e ações.
Nossa Oração e Gratidão
Unidas em oração, agradecemos ao Papa Francisco por sua entrega generosa à Igreja e por seu testemunho de fé viva. Pedimos ao Senhor que o acolha em sua infinita misericórdia e lhe conceda o descanso eterno. Que Maria, Mãe da Igreja, o acompanhe na glória do Céu.
Com o coração cheio de gratidão, reafirmamos nossa comunhão com o Papa Francisco e com toda a Igreja, desejando ser, como ele nos ensinou, portadoras da esperança e da misericórdia no mundo de hoje.
Descance em Paz querido Pastor!