1º Sinodo das Jovens Apóstolas

Este caminho sinodal foi inspirado e permeado pela ação do Espírito Santo e pela presença constante de Madre Clélia

Imagem


Dos dias 26 de Dezembro de 2021 ao dia 02 de Janeiro de 2022, aconteceu o Sínodo das Jovens Apóstolas, o qual convocou nossas Jovens Irmãs  à “ouvirem a novidade de Deus, através dos passos de Madre Clélia”. Foram dias de coração aberto, onde reinava sobretudo a Escuta: Escuta na Liturgia partilhando todos os dias em diferentes línguas, escuta das equipas de trabalho, escuta nos momentos de recreio e partilha de vida, momentos estes que permitiram a todas compreender em diferentes idiomas e diferentes culturas a novidade de Deus.

Essa escuta profunda foi necessária para descobrirem que os sonhos que cada uma carregava no coração, batiam na mesma harmonia: ver o Carisma e Instituto sendo a presença da ternura do Coração de Jesus no mundo.

Para Ir. Noelia Rodróguez, da Delegação Latino-Americana Sagrado Coração de Jesus: “Foram dias de renovar meu coração, apostar no futuro que começa hoje com esperança e ter a coragem de não deixar de amar em tudo e em todos os momentos.

Agradeço Madre Miriam e o Conselho por esta grande oportunidade, obrigado a cada irmã delegada por cada momento compartilhado. Que o Sagrado Coração de Jesus nos encha de seu amor e que Madre Clélia nos conduza por esses novos caminhos para seguirmos sempre seus passos. ”

Já para Ir. Caroline Silva, da Província Brasileira Sagrado Coração de Jesus: “O Sínodo foi uma surpreendente e linda experiência de poder conhecer e sentir as Irmãs das diversas partes do mundo, de poder Escutar o Espírito e reconhecer o Carisma em cada uma de nós! Me deu um ainda mais forte sentido de comunhão, de   Instituto, de coragem pois sei que todas queremos andar na mesma direção!”

Para Ir. Giulia de Luca, da Província da Itália Madre Clélia, “Foram dias intensos sob muitos pontos de vista mas carrego comigo muitas coisas para refletir e a beleza de fazer parte de uma grande família que quer muito continuar caminhando juntos apesar das diferenças que são normais e fazem parte da bagagem de cada pessoa e cultura! Estou ainda mais convencida de uma coisa e é que o que devemos focar,  o Amor, amor que deve circular antes de tudo entre nós, um amor que se baseia na Palavra e na consciência de que nada é tão simples e óbvio, mas que só assim será possível colocar em circulação aquela Caridade e Ternura de Deus!

Assim, posso descrever a minha experiência no Sínodo com estas palavras: escuta, abertura, caminho, unidade, caridade!”

Ir. Clara Mahilia Roache, da Província Maria Rainha dos Apóstolos, completa: “Poder participar do Sínodo das Irmãs Jovens foi uma bênção e um presente para mim. Não só conheci novas irmãs, mas também tive a chance de me reconectar com as irmãs que conhecia antes.

Esses dias juntos renovaram meu sentimento de pertencimento à nossa congregação e o sentimento de fazer parte de uma família maior. Foi uma afirmação do dom de carisma e comunidade de Deus para nós, e a bênção que somos uns para os outros. Senti-me humilde ao ouvir os pensamentos e sonhos de minhas irmãs e ouvi-las compartilhar o desejo de seu coração por nossa congregação. Como religiosas, procuramos imitar o amor de Cristo no mundo, e senti essa paixão na voz de cada Irmã.

No geral, sinto imensa gratidão, alegria e orgulho por ser Apóstola do Sagrado Coração e espero poder viver esse amor autêntico que senti aqui quando voltar para casa”.

Através destas  varias vozes e sentimentos, podemos experimentar um pouco de como foi a bela experiência deste importanete Sínodo, veja a baixo algumas fotos:

Aggiorna le preferenze sui cookie